Ring Muscle Up

Ring Muscle Up

Este movimento consiste em um grande desafio para diversos praticantes de Crossfit.
Após diversas pesquisas pela Internet, disponibilizamos alguns links de vídeos úteis para te auxiliar na sonhada execução do Ring Muscle Up.

Segundo este Blog URL, os exercícios requisitos para o RMU são:

  1. 10 Strict Pull Up
  2. 06 Strict ring dip (deep)
  3.  02 Strict C2B Pull-Up
  4. 09 KIPPING C2B
  5. 15 segundos de sustentação com False Grip nas argolas

Além disso, alguns treinadores enfatizam muito a pegada em False Grip. Este vídeo URL demonstra a sequencia a ser seguida para a execução do RMU. Destacamos no vídeo os seguintes pontos importantes para o RMU:

  1. Pegada em False Grip;
  2. Posição inicial da argola com False Grip;
  3. Realizar a puxada com as argolas FECHADAS em direção ao peito. Quanto mais perto do corpo, mais fácil será a execução. Deixe os cotovelos próximos ao seu corpo/tórax. Somente deixe as argolas se afastarem depois que tiver trazido as argolas até o seu peito;
  4. Transição para a parte superior da argola (entrada na argola);
  5. Posição final das argolas com rotação dos braços;

O vídeo apresenta alguns exercícios práticos com a argola baixa para deixar a transição mais fluída e para ensinar a manter a estabilidade nas argolas, focando na posição final das argolas.

Em outro vídeo (URL) tem uma outra abordagem para executar o Ring Muscle Up que ensina alguns exercícios de progressão e enfatiza alguns passos importantes para a execução. Alguns pontos são:

  1. Não utiliza False Grip, enfatiza apenas a necessidade de uma pegada firme e com o punho flexionado;
  2. Swing com as pernas estendidas e os pés sempre unidos. O swing não precisa ser exagerado; Durante o swing, permaneça olhando para frente e não permita que seus pés passem da linha dos olhos;
  3. Na sequencia deve executar a puxada das argolas em direção ao quadril e executar duas sequencias fundamentais – seq 1: jogar os pés conjugado com o quadril e seq 2: dobras os joelhos e tentar sentar (utilizar o abdomen) projetando a cabeça para frente. Nesta técnica, é fundamental que a argola seja puxada em direção do quadril.

Neste último vídeo o coach ensina a utilizar um elástico. Para tal, sente no elástico que fica preso nas argolas com as mãos.

Uma dica muito importante para os inciantes que estão quase conseguindo executar o movimento é cuidar para não passar do ponto e acabar permitindo que o corpo (cabeça) passe do ponto de equilíbrio que fica entre as argolas. Para tal, pode ser utilizado um elástico, agora na frente do praticante para segurar o atleta caso ele passe do ponto. Veja neste video URL.

Bons treinos… sucesso.

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